Correio de Carajás

> O WhatsApp está tomando medidas contra empresas que atuam com envio em massa de mensagens com conteúdos falsos ou enganosos. A informação foi repassada ontem (19) pela assessoria da empresa. O jornal Folha de S. Paulo publicou reportagem segundo a qual empresas de marketing digital custeadas por empresários estariam disseminando conteúdo em milhares de grupos do aplicativo.

> De acordo com a nota da empresa, o WhatsApp está “tomando medidas legais imediatas para impedir empresas de enviar mensagens em massa via WhatsApp”. A companhia também informou que baniu contas associadas a estas empresas.

> O fenômeno das notícias falsas vem marcando as eleições deste ano. A missão internacional da Organização dos Estados Americanos (OEA) manifestou preocupação com o fenômeno da desinformação durante o 1º turno.

Leia mais:

> No balanço da votação do 1º turno, a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, também alertou para o problema, em especial vídeos e mensagens colocando em dúvida a lisura do processo eleitoral.

> No Pará, a Pesquisa Ibope confirmou Helder Barbalho (MDB) ainda com folga na liderança das intenções de voto para o governo do Pará, com 58% dos votos válidos, contra 42% de Márcio Miranda (DEM), candidato apoiado pelo governador Simão Jatene.

> Foram 812 entrevistados entre os dias 15 a 17 de outubro, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O registro foi feito no TSE/BR: 05369/2018 e TRE/PA: 09126/2018. A contratante foi a TV Liberal.

> Em Belém e região metropolitana pegou muito mal para Márcio Miranda vídeo que circulou amplamente ontem nas redes sociais do cidadão conhecido como Gordo do Aurá lhe dedicando apoio nas eleições deste ano. A vida pregressa do apoiador é amplamente questionada, pela fama de envolvimento com o crime.