Correio de Carajás

Volta às aulas marcada por recepção calorosa nas escolas

No primeiro dia letivo de 2018 nas escolas municipais de Marabá, milhares de alunos foram acolhidos pela equipe gestora e professores, mesmo sob chuva no período matutino. A orientação da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) foi bem recebida por diversas escolas, que inovaram e fizeram uma calorosa recepção para os estudantes da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental.

Foi o que aconteceu, por exemplo, na Escola José Mendonça Vergolino, a mais antiga de Marabá. Lá, a diretora Nilva Maria Américo Gomes e sua equipe pedagógica recepcionaram os alunos com um lindo espetáculo musical para abordar temas relacionados ao incentivo à leitura, bem como preservação da natureza. “Sonho de menina” foi o tema da programação escolhida e organizada pela professora e coreógrafa Helenise Cristina, licenciada em Educação Física e ex-aluna da própria Escola José Mendonça.

O espetáculo contou com a participação de alunas da rede municipal de ensino, na faixa etária de 3 a 15 anos de idade, totalizando 42 estudantes, oriundas das escolas Judith Gomes Leitão, José Mendonça e do Núcleo de Educação Infantil Deodoro de Mendonça, no Bairro Francisco Coelho. “Há sete anos desenvolvo atividades de dança, teatro e canto-coral com alunos da rede municipal de ensino de Marabá”, comemora a professora Helenise.

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A diretora Nilva Maria revela que a Escola José Mendonça criou a cultura de receber bem os alunos no primeiro dia do ano letivo para que tanto os veteranos quanto os calouros se sintam bem no ambiente escolar desde o primeiro dia. “Trabalho há 20 anos aqui e desde então realizamos uma atividade lúdica diferente. Este ano, abordamos a leitura e preservação do meio ambiente e os pais estão entendendo que a leitura é algo primordial na escola e precisa ser também em casa”, destaca.

O diretor de Ensino Urbano da SEMED, Fábio Rogério Rodrigues Gomes, reconhece a importância de uma boa recepção em cada escola para que os alunos se sintam bem acolhidos e comecem a partir dali uma relação afetiva e de respeito com os educadores. Ele explica que coordenadores de departamento da Semed e a equipe de formadores também foram a várias escolas se juntar às equipes pedagógicas para fortalecer o acolhimento afetivo.

O secretário municipal de Educação, Luciano Lopes Dias, diz estar otimista com o início do ano letivo de 2018, destacando que os professores e gestores das escolas estão empenhados em oferecer o melhor para milhares de crianças. Ele garante que durante este ano, além das formações permanentes para educadores, um maior número de escolas será beneficiado com reformas, além de novas carteiras a partir de fevereiro. (Ulisses Pompeu)

 

No primeiro dia letivo de 2018 nas escolas municipais de Marabá, milhares de alunos foram acolhidos pela equipe gestora e professores, mesmo sob chuva no período matutino. A orientação da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) foi bem recebida por diversas escolas, que inovaram e fizeram uma calorosa recepção para os estudantes da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental.

Foi o que aconteceu, por exemplo, na Escola José Mendonça Vergolino, a mais antiga de Marabá. Lá, a diretora Nilva Maria Américo Gomes e sua equipe pedagógica recepcionaram os alunos com um lindo espetáculo musical para abordar temas relacionados ao incentivo à leitura, bem como preservação da natureza. “Sonho de menina” foi o tema da programação escolhida e organizada pela professora e coreógrafa Helenise Cristina, licenciada em Educação Física e ex-aluna da própria Escola José Mendonça.

O espetáculo contou com a participação de alunas da rede municipal de ensino, na faixa etária de 3 a 15 anos de idade, totalizando 42 estudantes, oriundas das escolas Judith Gomes Leitão, José Mendonça e do Núcleo de Educação Infantil Deodoro de Mendonça, no Bairro Francisco Coelho. “Há sete anos desenvolvo atividades de dança, teatro e canto-coral com alunos da rede municipal de ensino de Marabá”, comemora a professora Helenise.

A diretora Nilva Maria revela que a Escola José Mendonça criou a cultura de receber bem os alunos no primeiro dia do ano letivo para que tanto os veteranos quanto os calouros se sintam bem no ambiente escolar desde o primeiro dia. “Trabalho há 20 anos aqui e desde então realizamos uma atividade lúdica diferente. Este ano, abordamos a leitura e preservação do meio ambiente e os pais estão entendendo que a leitura é algo primordial na escola e precisa ser também em casa”, destaca.

O diretor de Ensino Urbano da SEMED, Fábio Rogério Rodrigues Gomes, reconhece a importância de uma boa recepção em cada escola para que os alunos se sintam bem acolhidos e comecem a partir dali uma relação afetiva e de respeito com os educadores. Ele explica que coordenadores de departamento da Semed e a equipe de formadores também foram a várias escolas se juntar às equipes pedagógicas para fortalecer o acolhimento afetivo.

O secretário municipal de Educação, Luciano Lopes Dias, diz estar otimista com o início do ano letivo de 2018, destacando que os professores e gestores das escolas estão empenhados em oferecer o melhor para milhares de crianças. Ele garante que durante este ano, além das formações permanentes para educadores, um maior número de escolas será beneficiado com reformas, além de novas carteiras a partir de fevereiro. (Ulisses Pompeu)