Último dia de folia tem Jegue Elétrico e Gaiola das Loucas

Redação Por: Redação

Cidades Diversas

721 Visualizações

Publicado em 13/02/2018 11:15h

Último dia de folia tem Jegue Elétrico e Gaiola das Loucas

Fotos: reprodução

 

Chegou o último dia de Carnaval em Marabá. E nesta terça-feira, 13, a festa fica por conta do bloco Jegue Elétrico, no Km 7, e ainda o tradicionalíssimo Gaiola das Loucas, no núcleo Cidade Nova. Embora distantes mais de 7 km, há um fato em comum entre eles: fazem um arrastão a partir de 15 horas, percorrendo várias ruas do bairro e culminando em um ponto de concentração.

No caso do Gaiola, em que homens geralmente desfilam nas ruas fantasiados de mulher há 34 anos, a festa parte da Praça do Novo Horizonte, percorre diversas ruas dos bairros Cidade Nova e Novo Horizonte, e haverá uma programação de palco em frente o Sesi por mais de quatro horas.

São dois quilômetros e meio de caminhada, retornando para a praça e ocupando o início da Avenida Tocantins. Também vale tudo em termos de fantasia. O bloco começou com homens travestidos de mulher, mas hoje em dia vale qualquer tipo de adereço. A organização firmou compromisso de dispersar o grupo por volta das 21 horas, a tempo de que os foliões se desloquem para a Praça São Félix de Valois, na Orla, para as últimas atrações do Carnaval de Marabá.

Uma simples brincadeira entre amigos na década de 1980, transformou-se em um dos maiores eventos culturais do município. “As pessoas aproveitam o feriado para viajar ou descansar, mas na terça-feira de carnaval todos estão de volta à cidade para participar do Gaiola das Loucas”, diz Raimundo Neto, fundador do bloco.

Jegue Elétrico

Fantasiados e ao som de marchinhas carnavalescas, os foliões do Jegue eleétrico são esperados pelos moradores em cada esquina do trajeto no Km 7, Nova Marabá.

O arrastão aconteceu pela 15ª vez e pelo quinto ano consecutivo haverá show de encerramento. Segundo o coordenador do bloco, Antônio Moraes, os principais atrativos são os bonecos e a famosa carroça cor de rosa, puxada pelo jegue.

Todo o percurso será acompanhado e organizado por agentes do DMTU (Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano).

Último dia de folia tem Jegue Elétrico e Gaiola das Loucas[1] Último dia de folia tem Jegue Elétrico e Gaiola das Loucas[2] Último dia de folia tem Jegue Elétrico e Gaiola das Loucas[3] Último dia de folia tem Jegue Elétrico e Gaiola das Loucas[4]

Comentários

Deixa seu comentário abaixo sobre esta notícia: