PROERD forma 1.461 alunos em Marabá

Redação Por: Redação

Cidades Diversas

223 Visualizações

Publicado em 14/11/2017 15:47h

PROERD forma 1.461 alunos em Marabá

Quase 1.500 estudantes de escolas públicas de Marabá participaram da mais recente etapa de formação do PROERD

Uma nova turma com 1.461 estudantes da rede municipal de ensino foi certificada pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), da Polícia Militar, desenvolvido pela Polícia Militar do Pará em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e Fundação Pro Paz.

A solenidade reuniu, na sexta-feira (10), na Igreja de Cristo, crianças e adolescentes que vão atuar como agentes multiplicadores na prevenção e combate ao uso de drogas e atos de violência. O evento contou com a participação de autoridades civis e militares, entre as quais o prefeito Tião Miranda, o secretário de Educação Luciano Dias e ainda o coronel PM Mauro Sérgio, coordenador regional do programa na região do Carajás.

A estudante Carla Eduarda Lima, do 5º ano da Escola Darcy Ribeiro, é uma das alunas que passaram pela formação. Ela comenta que já viu em sua comunidade alunos que deixaram de estudar porque se envolveram com entorpecentes. "Aqui eu aprendi que não vale a pena se meter com isso (drogas). Agora eu posso ajudar as pessoas, pois sei dos problemas que isso pode causar", destaca a aluna.

O PROERD é desenvolvido no Pará desde 2002, e desenvolve ações de prevenção ao uso de drogas nas escolas e comunidades das quais fazem parte, por meio da aproximação entre policiais militares e integrantes das comunidades de bairro.

As escolas participantes nesta etapa foram Basílio Miguel, Acy Barros, Silvino Santis, Salomé Carvalho, Darcy Ribeiro, José Mendonça Vergolino, Judith Gomes Leitão, Odílio Maia, Felipa Serrão e Maria Luzia Oliveira. Nessas escolas, atuaram pela PM os instrutores sargento Christian, cabo J. Soares e cabo M. Santos.

Os jovens assimilaram, nas escolas, conhecimentos sobre os efeitos nocivos do uso de drogas; ações de cunho preventivo mediante a participação dos profissionais de educação e das famílias dos alunos; interatividade com órgãos de saúde e segurança pública, entre outras iniciativas orientadas pela PM.

A formatura dos multiplicadores, na presença dos dirigentes do PROERD e profissionais de escolas públicas é um momento de confraternização entre os agentes e os instrutores do programa e de reforço da proposta de valorização da vida. Os alunos receberam certificados de conclusão do programa e foram premiados com brindes para os destaques na formação específica.

Na região do Carajás, o PROERD já atendeu neste ano aproximadamente 5.000 alunos nos municípios de Itupiranga, São Domingos do Araguaia, Nova Ipixuna, Eldorado do Carajás e Curionópolis. (Ulisses Pompeu)

Fotos: Magno Barros

PROERD forma 1.461 alunos em Marabá[1] PROERD forma 1.461 alunos em Marabá[2] PROERD forma 1.461 alunos em Marabá[3] PROERD forma 1.461 alunos em Marabá[4] PROERD forma 1.461 alunos em Marabá[5] PROERD forma 1.461 alunos em Marabá[6] PROERD forma 1.461 alunos em Marabá[7]

Comentários

Deixa seu comentário abaixo sobre esta notícia: