Correio de Carajás

Estrada da Carne de Sol ganha asfalto no lado maranhense

Um antigo sonho de quem viaja entre os estados do Pará e do Maranhão começou a se concretizar neste mês de outubro: o asfaltamento da estrada vicinal que liga a cidade de São Pedro da Água Branca (MA) ao posto fiscal da vila Carne de Sol, em Abel Figueiredo (PA). Por ali, historicamente, trafega grande fluxo de mercadoria vinda do Nordeste do País, assim como é rota para viagem de muitos paraenses, por ser a distância mais curta entre fronteiras dos dois estados. Máquinas a serviço do governo maranhense estão asfaltando os três quilômetros da estrada dentro do território vizinho.

O porém é justamente esse. A vicinal tem 12 km desde a saída de São Pedro, até o encontro com a BR-222, em Abel Figueiredo, e o Governo do Maranhão, óbvio, só pode responder pelo seu território e são apenas 3 km naquela porção de área. O restante da estrada, caso haja interesse em seguir o ótimo exemplo, tem de ser feito por obra do município paraense ou do Governo do Pará. Historicamente ambos os estados nunca se preocuparam com a rota, sempre vista como uma mera vicinal, quando para os motoristas é um atalho muito importante e bastante acessado.

Este ano, após o inverno, em junho, os governos municipais de São Pedro da Água Branca e de Abel Figueiredo se uniram para recuperar a estrada, com trabalho de seus maquinários. A união foi elogiada pelos motoristas, que, mesmo assim, em entrevistas a veículos de comunicação paraenses, reivindicaram o asfaltamento da via. É sabido, informalmente, que a luta principal tem de ser para que ambos os estados oficializem a estrada como rodovia estadual, incorporando a mesma à malha viária interna. Isso, sim, garantirá políticas públicas para a manutenção do trecho.

Leia mais:

PROMESSA DE GOVERNADOR

Segundo a imprensa maranhense, o asfaltamento da vicinal está acontecendo apenas um mês depois que o governador Flávio Dino esteve em São Pedro da Água Branca para inaugurar uma escola e anunciar a recuperação de ruas da área urbana com recursos do programa Mais Asfalto. As vias públicas asfaltadas da cidade, também pelo grande movimento de carretas, estavam em péssimas condições de tráfego.

Naquela ocasião, o prefeito Pelezinho solicitou ao microfone que o governador, além dos 7 km na cidade, ajudasse com a vicinal rumo ao Pará, ao que Flávio Dino assumiu o compromisso, sendo bastante aplaudido por populares. Nem mesmo um mês completo se passou e as máquinas iniciaram esta semana com calçamento no trecho.

Entenda

São Pedro da Água Branca é um município da mesorregião do oeste maranhense. Fica às margens da Rodovia MA-125, que dá acesso à BR-010 (Belém-Brasília), e a 683 quilômetros de São Luís. (Reportagem: Patrick Roberto / informações: Willian Costa)