Correio de Carajás

A saga do jornal que virou grupo

Em 2013, na época em que comemorava seus 30 anos de circulação, o então jornal Correio do Tocantins passou a uma nova gestão, sendo, a partir daquele momento, a empresa que daria origem a uma nova corporação, o Grupo Correio de Comunicação. Passou a trabalhar de forma integrada com a Rádio Liderança FM e TV Correio – SBT de Parauapebas, assim como as adjacentes TV Correio de Canaã e de Marabá.

Também uniu-se ao grupo a tradicionalíssima rádio Itacaiúnas AM, que deu origem a hoje Rádio Correio FM 92,1, a mais ouvida de Marabá e região. A unificação das empresas em volta do nome Correio, que já batizava o jornal, teve como condão o aproveitamento de uma marca forte e tão identificada com o jornalismo de qualidade no sul e sudeste do Pará.

“A partir do jornal impresso, construímos um perfil para o Grupo Correio, muito identificado com a comunidade, oferecendo um jornalismo combativo e focado na defesa dos interesses da comunidade. O CORREIO – Jornal de Carajás é o guardião de três décadas e meia de história desta porção do estado e isso é um patrimônio incalculável”, comenta o editor-chefe do trissemanário, Patrick Roberto Carvalho.

Leia mais:

ATUALIZAÇÃO

O CORREIO sempre foi um jornal em constante evolução. A passagem do preto e branco ao colorido, no início da década de 1990, a aquisição de gráfica própria, a chegada à internet, com seu próprio site e, mais tarde a edição online, com a banca digital, foram mudanças significativas e que faziam jus ao interesse do público e aposta no grande futuro da região.

Também assim, já na nova gestão, as evoluções continuaram, com a criação de maior interação com o leitor, seja via redes sociais e aplicativos: Twitter, Facebook, Instagram, Whatsapp, ou mesmo com a criação de mais um veículo do grupo, o Portal Correio de Carajás, não apenas como reprodutor de matérias do jornal impresso, mas com características próprias e sua equipe.

Em 2016, aos 33 anos de fundação, o CORREIO passou por mais uma mudança de layout, ganhando um novo rosto, com a marca reestilizada e um novo padrão de páginas e distribuição das reportagens.

“Os conceitos empregados na nova formatação seguem o que há de mais atual na editoração eletrônica de jornais no Brasil. As mudanças certamente devem cair no gosto do leitor, tornando a leitura mais dinâmica e atraente. Segundo a direção do Grupo Correio, a novidade está sendo lançada neste dia 5 de abril, como um presente no aniversário do município”, anunciava, na época, o editorial.

Todas as mudanças estavam alinhadas aos novos desenhos e modelos urbanos, sociais e políticos. O novo CORREIO era cardápio de notícias e imagens ao gosto dos diversos leitores da nossa região: da informação instantânea à notícia com maior profundidade e análise.

Em meio à diversidade de conteúdos, o projeto gráfico contempla maior espaçamento de texto. Funciona tanto para dar uma arejada visual quanto como verdadeira moldura para as matérias. A página “respira” sem poluições visuais que cansam o leitor. Os quadros foram redesenhados e perdem o fundo colorido, dando lugar a fundos reticulados, que, aliado ao branco, torna a observação mais fácil para o leitor. As novas cores do CORREIO contemplam uma nova tendência para um novo momento do jornal. São cores sóbrias e que dão harmonia ao visual da página para quem lê.

Para o que vem a partir dos 35 anos do CORREIO, a empresa segue apostando no regionalismo, ampliando o seu número de fontes e presença regional acentuada, a partir de Marabá, porém sendo o veículo impresso de maior relevância para todos os municípios desta porção do estado.

Entenda

Já são cinco anos do jornal liderando a formação do Grupo Correio de Comunicação, como âncora para o crescimento e desenvolvimento das empresas da corporação.

 

(Da Redação)

Em 2013, na época em que comemorava seus 30 anos de circulação, o então jornal Correio do Tocantins passou a uma nova gestão, sendo, a partir daquele momento, a empresa que daria origem a uma nova corporação, o Grupo Correio de Comunicação. Passou a trabalhar de forma integrada com a Rádio Liderança FM e TV Correio – SBT de Parauapebas, assim como as adjacentes TV Correio de Canaã e de Marabá.

Também uniu-se ao grupo a tradicionalíssima rádio Itacaiúnas AM, que deu origem a hoje Rádio Correio FM 92,1, a mais ouvida de Marabá e região. A unificação das empresas em volta do nome Correio, que já batizava o jornal, teve como condão o aproveitamento de uma marca forte e tão identificada com o jornalismo de qualidade no sul e sudeste do Pará.

“A partir do jornal impresso, construímos um perfil para o Grupo Correio, muito identificado com a comunidade, oferecendo um jornalismo combativo e focado na defesa dos interesses da comunidade. O CORREIO – Jornal de Carajás é o guardião de três décadas e meia de história desta porção do estado e isso é um patrimônio incalculável”, comenta o editor-chefe do trissemanário, Patrick Roberto Carvalho.

ATUALIZAÇÃO

O CORREIO sempre foi um jornal em constante evolução. A passagem do preto e branco ao colorido, no início da década de 1990, a aquisição de gráfica própria, a chegada à internet, com seu próprio site e, mais tarde a edição online, com a banca digital, foram mudanças significativas e que faziam jus ao interesse do público e aposta no grande futuro da região.

Também assim, já na nova gestão, as evoluções continuaram, com a criação de maior interação com o leitor, seja via redes sociais e aplicativos: Twitter, Facebook, Instagram, Whatsapp, ou mesmo com a criação de mais um veículo do grupo, o Portal Correio de Carajás, não apenas como reprodutor de matérias do jornal impresso, mas com características próprias e sua equipe.

Em 2016, aos 33 anos de fundação, o CORREIO passou por mais uma mudança de layout, ganhando um novo rosto, com a marca reestilizada e um novo padrão de páginas e distribuição das reportagens.

“Os conceitos empregados na nova formatação seguem o que há de mais atual na editoração eletrônica de jornais no Brasil. As mudanças certamente devem cair no gosto do leitor, tornando a leitura mais dinâmica e atraente. Segundo a direção do Grupo Correio, a novidade está sendo lançada neste dia 5 de abril, como um presente no aniversário do município”, anunciava, na época, o editorial.

Todas as mudanças estavam alinhadas aos novos desenhos e modelos urbanos, sociais e políticos. O novo CORREIO era cardápio de notícias e imagens ao gosto dos diversos leitores da nossa região: da informação instantânea à notícia com maior profundidade e análise.

Em meio à diversidade de conteúdos, o projeto gráfico contempla maior espaçamento de texto. Funciona tanto para dar uma arejada visual quanto como verdadeira moldura para as matérias. A página “respira” sem poluições visuais que cansam o leitor. Os quadros foram redesenhados e perdem o fundo colorido, dando lugar a fundos reticulados, que, aliado ao branco, torna a observação mais fácil para o leitor. As novas cores do CORREIO contemplam uma nova tendência para um novo momento do jornal. São cores sóbrias e que dão harmonia ao visual da página para quem lê.

Para o que vem a partir dos 35 anos do CORREIO, a empresa segue apostando no regionalismo, ampliando o seu número de fontes e presença regional acentuada, a partir de Marabá, porém sendo o veículo impresso de maior relevância para todos os municípios desta porção do estado.

Entenda

Já são cinco anos do jornal liderando a formação do Grupo Correio de Comunicação, como âncora para o crescimento e desenvolvimento das empresas da corporação.

 

(Da Redação)