Correio de Carajás

Farofa, palmito de açaí e cachaça de jambu paraenses são destaque na Europa

Após percorrer mais de 70 mil km em todos os estados brasileiros, mapeando a gastronomia – ingredientes, receitas e personagens – e levando festivais para todas as regiões do país, a Plataforma Fartura desembarca pela segunda vez na Europa para celebrar a conexão entre as duas culturas gastronômicas, com o Festival Fartura – Comidas do Brasil e Portugal. O evento será nos dias 16 e 17 de novembro, no Time Out Market em Lisboa.

Além de mostrar a diversidade da gastronomia brasileira fora do país em cozinhas ao vivo para o público, um dos objetivos principais do Festival é promover oportunidades de negócios entre chefs, produtores e empresários brasileiros e portugueses. Com patrocínio da Apex, a programação do evento inclui rodadas de negócios, bate-papos e um coquetel pra networking.

Os produtores da Cachaça Batista (MG), Café Fazenda Caeté (MG), Duduxo Alimentos – com farinha de mandioca (MG), Sococo – coco e derivados (SP), A Tal Castanha – castanha e derivados (CE), Frutã – polpa de frutas (CE), Lima Premium – farofa (PA), Palmito Palma – palmito de açaí (PA), Meu Garoto – cachaça de jambu (PA) e Vapza – alimentos a vácuo (PR) levarão seus produtos a Portugal e terão encontros estratégicos com os principais empresários e chefs do país, a fim de finalizar negócios.

Leia mais:

Os chefs brasileiros também terão encontros marcados com produtores portugueses de queijo, sal e azeite, para estreitar relações para futuras importações. Em 2017, a Plataforma expandiu suas fronteiras e buscou em Portugal as influências na gastronomia brasileira, tornando o país o primeiro destino do projeto fora do Brasil.

“Para 2018, Lisboa entra no calendário fixo dos festivais, com uma versão maior, com dois espaços em um centro de renome, como o Time Out Market. Nosso foco é mostrar, de forma interativa, nossa diversidade cultural e gastronômica e seus pontos de conexão. Valorizar nossos chefs e produtos, estabelecer uma plataforma de negócios internacionais, visando também o network”, explica Patrícia Tavares, Diretora de Relações Internacionais da Plataforma Fartura.

Sobre a programação gastronômica

Com curadoria gastronômica brasileira de Luiza Fecarotta, foram convidados chefs de todas as regiões brasileiras, referências em suas cozinhas: representando o Brasil, Bel Coelho (SP), pesquisadora que já passou por renomados restaurantes no mundo, como o três estrelas Michelin “El Celler de Can Roca”; a promessa mineira Caetano Sobrinho (MG – Sudeste); Carlos Kristensen (RS – Sul), seis vezes premiado na capital gaúcha; Ariani Malouf (MT – Centro-Oeste), considerada a melhor chef de Cuiabá (Veja 2018); Ivan Prado (CE – Nordeste) autor do projeto Saberes e Sabores do Ceará; e o pesquisador da gastronomia paraense Felipe Gemaque (PA – Norte).

Acompanham a comitiva, produtores brasileiros de cachaça, café, pão de queijo, castanha de caju, sal, açaí, tapioca, entre outros.  Chefs e produtores portugueses de renome também participam, em um intercâmbio de conhecimentos e sabores. Entre os já confirmados estão Vitor Sobral, do A Tasca da Esquina, referência da gastronomia lusófona; o premiado João Rodrigues, que chefia o Feitoria, com sua estrela Michelin; Justa Nobre, que comanda o restaurante A Justa, reconhecido pelas receitas tradicionais reinventadas; e a jovem Ana Moura, que apresenta uma cozinha de autor.

“A ideia central de ir pra Portugal é estreitar os laços com nossas origens. Descobrir em quais elementos o Brasil se apropriou da culinária portuguesa e incorporou na nossa cozinha – e vice versa. Queremos gerar trocas entre os dois países. Vamos mostrar ao público a gastronomia das cinco regiões do Brasil. E queremos promover discussões para provocar iniciativas de trânsito de ingredientes, trocas de experiências, culturas e negócios”, explica o Diretor Geral da Plataforma Fartura, Rodrigo Ferraz. (Divulgação)