Jairon Gomes

Jairon Gomes

Cultura Livre

Festival de Música Agita Marabá no Verão

Colunas Cultura Livre

752 Visualizações

Publicado em 13/07/2017 11:08h

Festival de Música Agita Marabá no Verão

Vamos a mais um giro do Cultura Livre e desta vez com as programações de veraneio que estão agitando Marabá e região. Hoje, nossa coluna vai te contar como o Festival de Música Cilindrada promovido pela Cervejaria Artesanal Cilindrada balançou a cidade no último final de semana. Com pocket shows de Bruno B.O e Banda Metheoro ao pôr do sol, em plena Praça São Félix do Valois. O evento promete muito mais durante todo o mês de julho.

O festival, que tem como organizadores a marca de cerveja e o Grupo Correio de Comunicação juntamente com a Prefeitura Municipal de Marabá, trouxe em seu primeiro final de semana uma onda cultural que acabou se desdobrando em outros espaços da cidade. Fantástico!  

Tudo com o objetivo de incentivar, fomentar e resgatar a diversidade cultural da região, tendo em seu término a gravação e produção de um CD que posteriormente será lançado no dia 6 de setembro, como forma de registro multicultural das apresentações dos artistas selecionados no projeto, aponta Itair Rodrigues, um dos produtores.

Itair explica que tudo foi pensado de uma maneira diferente dos tradicionais festivais de competições que sempre acontecem. O importante é o artista e a banda participarem do projeto, mesmo que tenha uma banca de avaliação do trabalho autoral. “Tivemos um primeiro momento de inscrições abertas, depois a seleção e classificação, no momento estamos com os shows prévios e no dia 29 de julho teremos o encerramento do festival e produção do disco registro”, diz. Para o músico a grande dificuldade foi o trabalho de curadoria e seleção dos artistas, devido à riqueza do material recebido.

No sábado, dia 8 de julho, quem esteve na praça conferiu as fortes batidas do Hip Hop de Bruno B.O. com a presença da Família Sempre Pelo Certo, composta pelo DJ Morcegão e o Produtor Cultural Edvaldo Souza. Bruno, que é de Belém e atualmente reside em Conceição do Araguaia, é destaque no cenário da música que vem amplificada da rua. Letras que retratam o cotidiano das comunidades da Amazônia e as lutas e batalhas diárias compõem os trabalhos que primam por um caminho autoral e despertam os jovens para a realidade vivida.

B.O. em um momento do show parabenizou aos jovens presentes por ver uma cultura expressiva da garotada andando de skate, patins e praticando esportes que dialogam com os jovens, a cultura de rua e uso dos espaços públicos. Uma vibe de música e rolê ao mesmo tempo, junto com um pôr do sol que estava deslumbrante.Já a banda Metheoro, que são filhos da casa, subiu ao palco na sequência colocando mais balanço e energia ao público presente. Numa sequência de muito Pop Rock, Reggae, releituras de canções da MPB e outros clássicos. Uma programação leve, diferente e com horário acessível a todos os públicos e de todas as idades.     

Black Music no Roda Viva

No giro dos acontecimentos culturais o festival acabou por trazer a Marabá simplesmente o melhor Dj de Black Music e Hip Hop da Região Norte. Gilmar, DJ Morcegão, como é conhecido no cenário musical, tem uma história e conhecimento da música negra de dar aula a muitos. São as batidas deste cara que compõem os elementos das apresentações do M.C Bruno B.O.

O Hip Hop é feito do Dj, MC, Break e a cultura do Grafite. Após o show na Orla essa turma toda desembarcou no Bar Roda Viva para uma festinha pra lá de animada. Quem não foi, perdeu. Morcegão fez um set de músicas que levou todos à loucura. Chico Science e Nação Zumbi, Tim Maia, Racionais, Planet Hemp, Sepultura, passando pelo Rock Nacional, Internacional, Flash Back, Soul e Blues. Saímos de alma lavada e o corpo agradecendo por dançar tanto.  

Música Paraense.Org

E teve mais encontros promovidos pelo festival da cerveja. O Produtor Musical, Rodie e idealizador do projeto Música Paraense.Org – Edvaldo Souza. Ele que no momento está produzindo os trabalhos de Bruno B.O acabou por vir junto com toda a família. Presença no Roda Viva antes das discotecagens de Morcegão, Edvaldo fez uma breve mostra dos seus mais de vinte anos de trabalho, pesquisa e envolvimento com a música paraense. Recentemente, ele foi nomeado embaixador do Spotify na Região Norte em função da dedicação e contínuo trabalho com a cultura do estado. 

Quem Participa do Festival Cilindrada

Diego Aquino, Negra Melodia, Universo Paralelo das Palhetas, Banda Metheoro, Bruno B.O., Prima Matéria, Rafael Guerreir, Zahra Hir, Parceria Fina e Bleed Chapter.

Esse é o nosso giro cultural de hoje. Na próxima semana te contamos como foram as apresentações das bandas Negra Melodia e Universo Paralelo das Palhetas que está programado para sábado, dia 15 de julho, às 18h30. Até o próximo encontro!    

 Jairon Gomes

Comentários

Deixa seu comentário abaixo sobre esta notícia: