Correio de Carajás

Cartaz do FIA CINEFRONT 2018 traz elementos abordados pelo festival

A Diretoria de Ação Intercultural da PROEX – UNIFESSPA lançou a arte do cartaz do 4º Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira – FIA CINEFRONT 2018, que acontece em abril deste ano. A arte do cartaz é criação do professor Evandro Medeiros, curador do festival, em parceria com Alexandra Duarte, da agência Tramateia Produções.

O cartaz se inspira na identidade estética e ética do evento, como espaço de apresentação do “cinema do front”, comprometido com a visibilização das lutas populares na fronteira amazônica e das realidades sociais conflituosas em outras regiões do país e do mundo, em especial na África e América Latina, colocando em debate as consequências negativas do desenvolvimento capitalista nestes contextos e as histórias de enfrentamentos protagonizados pelas populações locais atingidas.

Além da representação da diversidade – de gênero, social, política, cultural e ecológica – que marca a realidade na fronteira como lugar de vidas e não apenas reserva de recursos naturais e parques de instalação de empreendimentos capitalistas, os planos em cores transparentes evocam a necessidade das interconexões entre os agentes do front e da resistência popular nos diferentes contextos, a necessidade de “globalizar a luta”.

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Na arte do cartaz aparecem em destaque um indígena e um trabalhador rural sem-terra, fazendo alusão aos filmes que serão apresentados nesta edição, que abordam a realidade indígena e camponesa na região sudeste do Pará e suas lutas em meio ao processo recente e contínuo de “ocupação da Amazônia”, desencadeado pelo Governo Militar durante a Ditadura no Brasil.

A arte traz ainda o lema do festival “Nosso Cinema é de Bravuras Araguaianas”, associado ao ícone do rosto de Paulo Fonteles Filho, o “Paulinho Fonteles”, militante comunista defensor dos direitos humanos falecido recentemente. Paulinho Fonteles colaborou com produções do cinema do front na região sudeste do Pará e participou do FIA CINEFRONT nos anos anteriores.

Nesta edição o festival lhe rede homenagens por sua história de vida e atuação política na defesa dos direitos daqueles que ele definia como os camponeses do araguaia e no trabalho junto a Comissão da Verdade e no grupo de busca dos corpos dos mortos pelo exército no período da Guerrilha do Araguaia. 

Por fim, o cartaz apresenta as cidades onde acontecerão as sessões do festival já confirmadas e reafirma a parceria da UNIFESSPA com os movimentos sociais na realização de evento e sua internacionalização a partir da ocorrência concomitante com as sessões em Lima, no Peru, realizadas pela Resultados da pesquisa Pontificia Universidad Católica del Perú – PUCP.

(Divulgação)

A Diretoria de Ação Intercultural da PROEX – UNIFESSPA lançou a arte do cartaz do 4º Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira – FIA CINEFRONT 2018, que acontece em abril deste ano. A arte do cartaz é criação do professor Evandro Medeiros, curador do festival, em parceria com Alexandra Duarte, da agência Tramateia Produções.

O cartaz se inspira na identidade estética e ética do evento, como espaço de apresentação do “cinema do front”, comprometido com a visibilização das lutas populares na fronteira amazônica e das realidades sociais conflituosas em outras regiões do país e do mundo, em especial na África e América Latina, colocando em debate as consequências negativas do desenvolvimento capitalista nestes contextos e as histórias de enfrentamentos protagonizados pelas populações locais atingidas.

Além da representação da diversidade – de gênero, social, política, cultural e ecológica – que marca a realidade na fronteira como lugar de vidas e não apenas reserva de recursos naturais e parques de instalação de empreendimentos capitalistas, os planos em cores transparentes evocam a necessidade das interconexões entre os agentes do front e da resistência popular nos diferentes contextos, a necessidade de “globalizar a luta”.

Na arte do cartaz aparecem em destaque um indígena e um trabalhador rural sem-terra, fazendo alusão aos filmes que serão apresentados nesta edição, que abordam a realidade indígena e camponesa na região sudeste do Pará e suas lutas em meio ao processo recente e contínuo de “ocupação da Amazônia”, desencadeado pelo Governo Militar durante a Ditadura no Brasil.

A arte traz ainda o lema do festival “Nosso Cinema é de Bravuras Araguaianas”, associado ao ícone do rosto de Paulo Fonteles Filho, o “Paulinho Fonteles”, militante comunista defensor dos direitos humanos falecido recentemente. Paulinho Fonteles colaborou com produções do cinema do front na região sudeste do Pará e participou do FIA CINEFRONT nos anos anteriores.

Nesta edição o festival lhe rede homenagens por sua história de vida e atuação política na defesa dos direitos daqueles que ele definia como os camponeses do araguaia e no trabalho junto a Comissão da Verdade e no grupo de busca dos corpos dos mortos pelo exército no período da Guerrilha do Araguaia. 

Por fim, o cartaz apresenta as cidades onde acontecerão as sessões do festival já confirmadas e reafirma a parceria da UNIFESSPA com os movimentos sociais na realização de evento e sua internacionalização a partir da ocorrência concomitante com as sessões em Lima, no Peru, realizadas pela Resultados da pesquisa Pontificia Universidad Católica del Perú – PUCP.

(Divulgação)