Ulisses  Pompeu

Ulisses Pompeu

Crônica Ourico Cheio

A melhor notícia de São João mede 1,40 metro

Garoto de 9 anos pediu ao pai para assistir à sessão polêmica que poderia redundar no afastamento do prefeito João Neto

Colunas Crônica Ourico Cheio

248 Visualizações

Publicado em 14/07/2017 17:56h

A melhor notícia de São João mede 1,40 metro

O Plenário da Câmara de São João do Araguaia estava lotado na manhã de hoje. Praticamente todos eram adultos. Menos dois. Um garoto de dez anos estava sentado junto pai e segurava um tablet, em que jogava e se distanciava de tudo ao redor.

Um outro garoto estava em pé. Não fazia questão de sentar-se. De vez em quando, ele ficava na ponta dos pés, olhava para frente, tentava entender e, quando isso não acontecia, chamava o pai e perguntava.

Trata-se de Miqueias Bezerra, de nove anos de idade, mede 1,40 metro, e virou um ponto fora da curva durante a Sessão Extraordinária de votação do afastamento do prefeito João Neto.

E foi percebendo a movimentação quase silenciosa de Miqueias, que eu me passei a ficar de olho nele durante toda a sessão, sem que o garoto percebesse.

A um certo momento, faltou energia no prédio da Câmara e o episódio demorou quase uma hora. Ele resolveu ir comprar lanche lá fora e perguntou para o pai se queria também, porque ele tinha dinheiro no bolso. Faz sua própria economia.

No intervalo, conversei com Miqueias e com o pai. Meio arredio, o menino me contou que faz o 4º ano na escola Maria Rita, na Vila Ponta de Pedras. Revelou que já tinha ido a sessão da Câmara outras vezes e que pediu ao pai para leva-lo hoje porque sabia que o assunto era importante.

Na visão dele, o prefeito não tinha de ser afastado, mas o garoto queria conhecer os argumentos favoráveis e os contrários. Ouviu, ouviu e só trocava palavras com o pai.

Aliás, o pai, Gerson Bezerra Gomes, disse que é vigilante, mora com a família na Vila Ponta de Pedras e que o filho é um orgulho da família. Estudioso, gosta de Artes, mas não revelou se pretende ser político.

Na “bagaceira” da votação, acabei perdendo contato com Miqueias no final de tudo. Queria ouvir mais algumas coisas dele. Saber o que gosta de brincar, de onde nasceu o interesse pela política e se não pretende ser prefeito de São João do Araguaia um dia.

É de pessoas sérias como Miqueias que aquele município está precisando, que não usam a política para benefício próprio. São João do Araguaia está há mais de um século sob o signo de políticos ineficientes – alguns dos quais danosos, até.

Por favor, Miqueias, cresça e apareça! 

Comentários

Deixa seu comentário abaixo sobre esta notícia: